ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE EM ESTUDANTES ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Brenda Guadalupe Morales Salinas Facultad de Ciencias de la Conducta, Universidad Autónoma del Estado de México
  • Alejandra Moysén Chimal Facultad de Ciencias de la Conducta, Universidad Autónoma del Estado de México

DOI:

https://doi.org/10.19083/ridu.9.380

Palavras-chave:

adolescentes, estresse, enfrentamento, gênero, idade

Resumo

A adolescência é uma reorganização das interações sociais e interpessoais, o que cria estresse. Para enfrentá-lo, usam-se um conjunto de ações e condições que permitem tolerar ou minimizar os efeitos produzidos. O objetivo do presente estudo é descrever as estratégias de enfrentamento utilizadas por estudantes adolescentes do ensino médio, fazendo comparações por sexo e idade. Trabalhamos com 724 adolescentes, 413 mulheres e 311 homens, com idade entre 14 a 17 anos, do Valle de Toluca, Estado de México. Foi aplicada a Escala de Enfrentamento para Adolescentes (ACS – Adolescent Coping Scale) de Frydenberg e Lewis (2000). Os resultados das estratégias utilizadas pelos adolescentes diante das situações estressantes são: esforçar-se e ter sucesso, encontrar diversões relaxantes, e preocupação. As mulheres utilizam mais estratégias para resolver o problema e as suas emoções estão envolvidas, ao contrário dos homens, que fogem do problema e são mais reservados emocionalmente. Com respeito à comparação por idade, sobressaiu que os adolescentes de 16 anos utilizam estratégias de evasão de problemas. Discutem-se as implicâncias do estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ávila, M., Heredia, M., Gómez, E. y Martínez, L. (2006). Confiabilidad interna y estabilidad temporal del cuestionario de sucesos de vida para adolescentes en estudiantes mexicanos. Enseñanza e Investigación en Psicología, 10(11), 97-113.

Bárcenas, A. y Martínez, K. I. (2008). Escala de enfrentamiento para adolescentes: adaptación a población mexicana. México: Universidad Autónoma de Aguascalientes.

Barra, A. E., Cerna, C. R., Kramm, M. D. y Véliz, V. V. (2006). Problemas de Salud, Estrés, Afrontamiento, Depresión y Apoyo Social en Adolescentes. Terapia Psicológica, 1(24), 55-61.

Buendía, J. (1993). Estrés y psicopatología. Madrid: Pirámide.

Cardozo, G. y Alderete, A. M. (2009). Adolescentes en riesgo psicosocial y resiliencia. Psicología desde el Caribe, 23, 148-182.

Casullo, M. (1998). Adolescentes en riesgo. Identificación y orientación psicológica. Buenos Aires: Paidós.

Contreras, G. O., Chávez, B. M. y Aragón, B. L. E. (2012). Pensamiento constructivo y afrontamiento al estrés en estudiantes universitarios. Journal of Behavior, Health & Social, 1(4), 39-53. Recuperado de www.journals.unam.mx/index.php/jbhsi/article/download/32970/pdf

Enríquez, B. J. F., Lira, M. M. G., Balcázar, N. P., Bonilla, M. M. y Gurrola, P. M. (2009). Adolescentes del siglo XXI. México: Universidad Autónoma del Estado de México.

Frydenberg, E. y Lewis, R. (2000). ACS Escalas de Afrontamiento para Adolescentes. Manual. Madrid: TEA Ediciones.

Gaeta, M. L. y Martín, H. P. (2009). Estrés y adolescencia: Estrategias de afrontamiento y autorregulación en el contexto escolar. Revista de Humanidades, 15, 327-344.

Garrison, K. C. y Garrison, JR. K. C. (1975). Psychology of Adolescence. Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall.

González, B. R., Montoya, C. I., Martina, C. M. y Bernabéu, V. J (2002). Relación entre estilos y estrategias de afrontamiento y bienestar psicológico en adolescentes. Psicothema, 2(14), 363-368.

Hernández, S. R., Fernández, C. y Baptista, L. P. (2010). Metodología de la investigación (5ta. ed.). México D.F.: McGraw Hill.

Jensen, A. J. (2008). Adolescencia y adultez emergente. Un enfoque cultural (3ra. ed.). México D.F.: Pearson-Prentice Hall.

Lazarus, R. y Folkman, S. (1986). Estrés y procesos cognitivos. Barcelona: Martínez Roca.

Martínez, M. K. I. y Pedroza, C. F. J. (2011). Factores asociados al proceso de recaída en adolescentes consumidores de alcohol. Revista de Psicología, 2(1), 215- 224. Recuperado de http://infad.eu/RevistaINFAD/2011/n1/volumen2/INFAD_010223_215-224.pdf

Moysén, C. A. (2011). Modelo de consumo de alcohol en estudiantes universitarios con respecto a sucesos de vida y estrategias de afrontamiento. Tesis doctoral inédita. México D.F.: Universidad Iberoamericana.

Oblitas, G. L. A. y Becoña, E. (2000). Psicología de la salud. México D.F.: Plaza y Valdés.

Solís, M. C. y Vidal, M. A. (2006). Estilos y estrategias de afrontamiento en adolescentes. Revista de psiquiatría y salud mental. 1, 33-39. Recuperado de http://www.hhv.gob.pe/revista/2006/3%20ESTILOS%20Y%20ESTRATEGIAS%20DE%20AFRONTAMIENTO.pdf

Veloso, B. C., Caqueo, A. W., Caqueo, U. A., Muñoz, S. Z. y Villegas, A. F. (2010). Estrategias de afrontamiento en adolescentes. Fractal: Revista de Psicología. 1(22), 23-34.

Wade, C. y Tavris, C. (2003). Psicología (7ma. ed.). Madrid: Pearson.

Publicado

2015-06-24

Como Citar

Morales Salinas, B. G., & Moysén Chimal, A. (2015). ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DO ESTRESSE EM ESTUDANTES ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Digital De Investigación En Docencia Universitaria [Revista Digital De Pesquisa Em Docência Universitária], 9(1), 9–20. https://doi.org/10.19083/ridu.9.380

Edição

Seção

Artigos originais