2024-03-28T15:07:46Z
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/index/oai
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/470
2024-03-04T21:11:45Z
docencia:ED
driver
Editorial
Grimaldo Muchotrigo, Mirian
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2016-06-30
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
application/pdf
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/470
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 10 No. 1 (10): January - June
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 10 Núm. 1 (10): enero-junio
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 10 n. 1 (10): Janeiro - Junho
2223-2516
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/470/432
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/470/455
Derechos de autor 2016 Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/510
2024-03-04T21:10:51Z
docencia:ED
driver
Editorial
Grimaldo Muchotrigo, Mirian
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2016-12-13
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/510
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 10 No. 2 (10): July-December
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 10 Núm. 2 (10): julio-diciembre
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 10 n. 2 (10): Julho-Dezembro
2223-2516
spa
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/510/461
Derechos de autor 2016 Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/549
2024-03-07T14:32:21Z
docencia:ED
driver
EDUCACIÓN INCLUSIVA: CONSTRUYENDO CAMINOS PARA AVANZAR
Fernández Batanero, José Ma.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2017-06-28
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
text/html
application/pdf
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/549
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 11 No. 1 (11): January-June (Theme: Inclusive Education in higher education: reflections and experiences); 1-3
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 11 Núm. 1 (11): enero-junio (Tema: La Educación Inclusiva en la educación superior: reflexiones y experiencias); 1-3
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 11 n. 1 (11): Janeiro-Junho (Tema: Educação Inclusiva no Ensino Superior: Reflexões e Experiências); 1-3
2223-2516
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/549/532
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/549/637
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/549/678
Derechos de autor 2017 Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/612
2024-03-06T21:24:02Z
docencia:ED
driver
EDITORIAL
Manzanares Medina, Eduardo Luis
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2017-12-13
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
text/html
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/612
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 11 No. 2 (11): July-December (Theme: Pedagogy and didactics of translation and interpreting); 1-2
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 11 Núm. 2 (11): julio-diciembre (Tema: Pedagogía y didáctica de la traducción y la interpretación); 1-2
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 11 n. 2 (11): Julho-Dezembro (Tema: Pedagogia e didática da tradução e interpretação); 1-2
2223-2516
spa
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/612/550
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/612/653
Derechos de autor 2017 Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/753
2024-03-07T14:31:40Z
docencia:ED
driver
Editorial
Martí-Noguera, Juan José
Manzanares Medina, Eduardo
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2018-06-25
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
application/pdf
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/753
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 12 No. 1 (12): January-June (Theme: University Social Responsibility); 1-3
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 12 Núm. 1 (12): enero-junio (Tema: Responsabilidad Social Universitaria); 1-3
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 12 n. 1 (12): Janeiro -junho (Tema: Responsabilidade Social Universitária); 1-3
2223-2516
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/753/739
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/753/845
Derechos de autor 2018 Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/754
2024-03-07T14:31:40Z
docencia:ED
driver
Replantear la responsabilidad social territorial, hoy: Comparar, cooperar y rehumanizar desde la persona
Grimaldo Durán, Humberto
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2018-06-25
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
application/pdf
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/754
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 12 No. 1 (12): January-June (Theme: University Social Responsibility); 4-5
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 12 Núm. 1 (12): enero-junio (Tema: Responsabilidad Social Universitaria); 4-5
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 12 n. 1 (12): Janeiro -junho (Tema: Responsabilidade Social Universitária); 4-5
2223-2516
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/754/740
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/754/846
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/754/800
Derechos de autor 2018 Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/856
2024-03-06T21:20:37Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Manzanares Medina, Eduardo
editorial
editorial
educación superior
editorial
El presente número publicado de la Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria (RIDU) contiene la temática de “Competencias y cualificaciones en Educación Superior” y en el cual tuvimos como editores invitados al Dr. Benito Echeverría Samanes y a la Dra. Pilar Martínez Clares.
Ésta es la cuarta publicación consecutiva de RIDU que abarca temas monográficos de relevancia en el ámbito de la Educación Superior. De esta manera nos alineamos al propósito de nuestra revista en generar un espacio de conocimiento enriquecedor con importantes investigaciones dentro del ámbito educativo...
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2018-12-12
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
text/html
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/856
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 12 No. 2 (2018): July-December (Theme: Competencies and qualifications in Higher Education); 1-3
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 12 Núm. 2 (2018): julio-diciembre (Tema: Competencias y cualificaciones en Educación Superior); 1-3
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 12 n. 2 (2018): Julho-Dezembro (Tema: Competências e Qualificações no Ensino Superior); 1-3
2223-2516
spa
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/856/830
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/856/862
Derechos de autor 2018 Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/984
2024-03-04T20:50:20Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Manzanares Medina, Eduardo Luis
Editorial
Editorial
Editorial
La Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria (RIDU) presenta un nuevo número, correspondiente al período enero-junio de 2019, el cual cuenta con importantes contribuciones tanto nacionales como internacionales. En primer lugar, Paola Palomino Flores y Carlos A. Almenara, profesores e investigadores de la Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas, presentan una investigación cuyo objetivo fue comparar los niveles de inteligencia emocional en un grupo de estudiantes universitarios según el nivel de logro esperado de competencias, encontrándose diferencias en el grupo de estudiantes mujeres. En segundo lugar, Goretti Orbea-Aizpitarte, Esther Cruz-Iglesias y Itziar Rekalde-Rodríguez, del Departamento de Didáctica y Organización Escolar de la Universidad del País Vasco, nos presentan su investigación orientada a indagar sobre la percepción de un grupo de estudiantes universitarios en base a las posibilidades educativas y formativas que el portafolios ofrece al profesorado de un módulo de enseñanza (Minorkult); destacándose la importancia de esta herramienta para potenciar la práctica docente y la autonomía del alumnado. En tercer lugar, Carmina Folch, Reina Capdevila y Montserrat Prat, de la Universitat Ramon Llull, presentan un estudio sobre la percepción del profesorado sobre una experiencia de codocencia en la que se unieron los módulos de arte y ciencias, y en donde los resultados reflejan que dicha experiencia permitió lograr el crecimiento la creatividad, el trabajo en equipo y el liderazgo en los estudiantes. En cuarto lugar, Héctor Aponte, Daniel Barona, Antony-Javier Apeño-Arias y Angela-Stefany Hernando-Blotte de la Universidad Científica del Sur, no muestran los resultados de su investigación sobre la percepción que tienen los estudiantes universitarios sobre la historia natural del ser humano, encontrándose como principal resultado que un poco más de la mitad de los encuetados sostiene una postura evolucionista sobre el origen del hombre, mientras que el resto aún mantiene una postura más teísta.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2019-06-17
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
text/html
application/pdf
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/984
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 13 No. 1 (2019): January - June; 1-2
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 13 Núm. 1 (2019): enero-junio ; 1-2
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 13 n. 1 (2019): Janeiro - Junho; 1-2
2223-2516
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/984/918
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/984/942
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/984/974
Derechos de autor 2019 Eduardo Luis Manzanares Medina
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/1086
2024-03-04T20:43:51Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Grimaldo Muchotrigo, Mirian
Editorial
Educación superior
Editorial
Educación superior
Editorial
Educación superior
La Revista Digital en Docencia Universitaria (RIDU), en su afán permanente por contribuir al desarrollo y difusión de las investigaciones, pública el segundo número del presente año. Sin duda, RIDU se ha convertido en una palestra para la reflexión y el análisis de temas relacionados a la educación superior.
Hoy en día, el rol del docente universitario supone la ejecución de varias tareas. Dichas acciones han estado orientadas tradicionalmente a la docencia y al proceso de enseñanza aprendizaje. Sin embargo, la problemática de hoy obliga al catedrático a participar también de procesos en investigación; a dirigir esfuerzos relacionados con la responsabilidad social; a empaparse en temas de gestión universitaria (Ministerio de Educación, 2014). Además de ello, es necesario asumir que la educación a nivel superior debe mantener una orientación formativa: esto supone tener una visión amplia de carácter humanista (Coloma, 2015; Hodelín & Fuentes, 2014). De esta manera, la educación se vuelve un pilar para la construcción de soluciones y mejoras en los diferentes retos de carácter social que enfrentan nuestros países (Martí N., Martí, V. Vargas & Moncayo, 2014).
La Revista Digital en Docencia Universitaria (RIDU), en su afán permanente por contribuir al desarrollo y difusión de las investigaciones, pública el segundo número del presente año. Sin duda, RIDU se ha convertido en una palestra para la reflexión y el análisis de temas relacionados a la educación superior.
Hoy en día, el rol del docente universitario supone la ejecución de varias tareas. Dichas acciones han estado orientadas tradicionalmente a la docencia y al proceso de enseñanza aprendizaje. Sin embargo, la problemática de hoy obliga al catedrático a participar también de procesos en investigación; a dirigir esfuerzos relacionados con la responsabilidad social; a empaparse en temas de gestión universitaria (Ministerio de Educación, 2014). Además de ello, es necesario asumir que la educación a nivel superior debe mantener una orientación formativa: esto supone tener una visión amplia de carácter humanista (Coloma, 2015; Hodelín & Fuentes, 2014). De esta manera, la educación se vuelve un pilar para la construcción de soluciones y mejoras en los diferentes retos de carácter social que enfrentan nuestros países (Martí N., Martí, V. Vargas & Moncayo, 2014).
La Revista Digital en Docencia Universitaria (RIDU), en su afán permanente por contribuir al desarrollo y difusión de las investigaciones, pública el segundo número del presente año. Sin duda, RIDU se ha convertido en una palestra para la reflexión y el análisis de temas relacionados a la educación superior.
Hoy en día, el rol del docente universitario supone la ejecución de varias tareas. Dichas acciones han estado orientadas tradicionalmente a la docencia y al proceso de enseñanza aprendizaje. Sin embargo, la problemática de hoy obliga al catedrático a participar también de procesos en investigación; a dirigir esfuerzos relacionados con la responsabilidad social; a empaparse en temas de gestión universitaria (Ministerio de Educación, 2014). Además de ello, es necesario asumir que la educación a nivel superior debe mantener una orientación formativa: esto supone tener una visión amplia de carácter humanista (Coloma, 2015; Hodelín & Fuentes, 2014). De esta manera, la educación se vuelve un pilar para la construcción de soluciones y mejoras en los diferentes retos de carácter social que enfrentan nuestros países (Martí N., Martí, V. Vargas & Moncayo, 2014).
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2019-12-03
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
application/epub+zip
application/pdf
text/html
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1086
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 13 No. 2 (2019): July-December; 1-2
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 13 Núm. 2 (2019): julio-diciembre; 1-2
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 13 n. 2 (2019): Julho-Dezembro; 1-2
2223-2516
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1086/978
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1086/979
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1086/1293
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1086/1285
Derechos de autor 2019 Mirian Grimaldo Muchotrigo
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/1183
2024-03-04T20:39:58Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Grimaldo Muchotrigo, Mirian
Editorial
Editorial
Editorial
The university is an experiential space that complements basic education and offers students the possibility of expanding their reflective capacity, so that people can assume responsibility for their daily participation in the creation of the nation (Maturana, 1997). This This definition emphasizes the importance of the formative role of the university and how it is inserted in the daily life of our lives. of our lives; elements that are so necessary when we find ourselves in the midst of a pandemic that demands socially pandemic that demands socially responsible behavior, not only in the individual aspect but also collectively, as a country. collective, as a country.
La universidad es un espacio experiencial que complementa la educación básica y brinda a los estudiantes la posibilidad de ampliar su capacidad reflexiva, de tal manera que las personas puedan asumir la responsabilidad de su participación cotidiana en la creación de la nación (Maturana, 1997). Esta definición enfatiza la importancia del rol formador de la universidad y de cómo esta se inserta en la cotidianidad de nuestras vidas; elementos tan necesarios cuando nos encontramos en medio de una pandemia que demanda conductas socialmente responsables, no solo en el aspecto individual sino colectivo, como país.
A universidade é um espaço experimental que complementa a educação básica e oferece aos estudantes a possibilidade de expandir sua capacidade de reflexão, para que as pessoas possam se responsabilizar por sua participação diária na criação da nação (Maturana, 1997). Este Esta definição enfatiza a importância do papel formativo da universidade e como ela está inserida na vida cotidiana de nosso povo. de nossas vidas; elementos que são tão necessários quando nos encontramos no meio de uma pandemia que exige social pandemia que exige um comportamento socialmente responsável, não apenas em nível individual, mas também coletivamente como país. coletivo, como um país.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2021-12-30
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1183
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 15 No. 2 (2021): July - December; e1183
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 15 Núm. 2 (2021): julio - diciembre; e1183
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 15 n. 2 (2021): Julho - Dezembro; e1183
2223-2516
spa
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1183/1411
Derechos de autor 2021 Mirian Grimaldo Muchotrigo
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/1219
2024-03-07T14:30:02Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Martí-Vilar, Manuel
Grimaldo Muchotrigo, Mirian
Editorial
valores
ética profissional
COVID-19
Editorial
valores
ética profesional
COVID-19
Editorial
values
professional ethics
COVID-19
The Digital Journal of Research in University Teaching (RIDU) presents a number dedicated to "Values and professional ethics" in the midst of the health crisis caused by COVID- 19 which has affected many problems, but especially Higher Education. It is an honor to be a guest editor for this fifth RIDU publication assigned to monographic topics relevant to University Education. With this number, RIDU is achieving be an enriching space of knowledge with valuable research within the field educational program with the participation of authors from universities in Mexico, Peru, Chile, Spain, Italy, Costa Rica and Argentina.
La Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria (RIDU) presenta un número dedicado a los “Valores y ética profesional” en plena crisis sanitaria provocada por el COVID- 19 que ha afectado a muchos ámbitos, pero especialmente a la Educación Superior. Es un honor ser editor invitado para esta quinta publicación de RIDU dedicada a temas monográficos relevantes de la Educación Universitaria. Con este número, RIDU está consiguiendo ser un espacio de conocimiento enriquecedor con investigaciones valiosas dentro del ámbito educativo de carácter internacional con participación de autores de universidades de México, Perú, Chile, España, Italia, Costa Rica y Argentina.
O Jornal Digital de Pesquisa em Ensino Universitário (RIDU) apresenta uma série de dedicado a "Valores e ética profissional" em meio à crise de saúde causada pela COVID 19 que afetou muitos problemas, mas principalmente o ensino superior. É uma honra ser editor convidado desta quinta publicação do RIDU, atribuída a tópicos monográficos relevante para o ensino universitário. Com esse número, o RIDU está alcançando ser um espaço enriquecedor de conhecimento com pesquisas valiosas dentro do campo programa educacional com a participação de autores de universidades do México, Peru, Chile, Espanha, Itália, Costa Rica e Argentina.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2020-06-28
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
application/epub+zip
application/xml
text/html
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1219
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 14 No. 1 (2020): January - June (Theme: Values and professional ethics); e1219
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 14 Núm. 1 (2020): enero - junio (Tema: Valores y ética profesional) ; e1219
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 14 n. 1 (2020): Janeiro - Junho (Tema: Valores e ética profissional); e1219
2223-2516
10.19083/ridu
spa
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1219/1057
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1219/1240
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1219/1065
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1219/1383
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/1388
2024-03-06T21:19:31Z
docencia:ED
driver
Higher Education: Pandemic COVID-19
Educación Superior: Pandemia COVID-19
Ensino Superior: Pandemia COVID-19
Valdivia Vizarreta, Paloma
editorial
COVID-19
editorial
COVID-19
editorial
COVID-19
The health emergency situation led the universities that provide face-to-face training to adapt to the virtuality. During this period their actions have been crucial to safeguard educational progress (Wang et al., 2020), within their possibilities, they have made efforts to do so in an agile and fast way, not planned. They have used the technological resources at their disposal, they have coordinated an intense work of reprogramming, learning and adaptation by teachers and students (Crawford, 2020). All this, along with the reconciliation between these new learning scenarios at home and their family life.
La situación de emergencia sanitaria llevó a las universidades que imparten formación presencial a adaptarse a la virtualidad. Durante este periodo sus acciones han sido cruciales para salvaguardar el progreso educativo (Wang et al., 2020), dentro de sus posibilidades, se han esforzado en hacerlo de manera ágil y rápida, no planificada. Han utilizado los recursos tecnológicos con los que contaban, han coordinado una intensa labor de reprogramación, aprendizaje y adaptación por parte del profesorado y alumnado (Crawford, 2020). Todo ello, a la par de la conciliación, entre estos nuevos escenarios de aprendizaje en casa y su vida familiar.
A situação de emergência sanitária levou as universidades que fornecem treinamento presencial a se adaptarem à virtualidade. Durante este período, suas ações foram cruciais para salvaguardar o progresso educacional (Wang et al., 2020), dentro de suas possibilidades, eles fizeram esforços para fazê-lo de forma ágil e rápida, não planejados. Eles utilizaram os recursos tecnológicos à sua disposição, coordenaram intensos trabalhos de reprogramação, aprendizagem e adaptação por professores e estudantes (Crawford, 2020). Tudo isto, juntamente com a reconciliação destes novos cenários de aprendizagem em casa e sua vida familiar.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2020-12-31
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
application/pdf
application/epub+zip
application/epub+zip
text/html
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1388
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 14 No. 2 (2020): January - June (Theme: Higher Education: Pandemic COVID-19); e1388
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 14 Núm. 2 (2020): enero - junio (Tema: Educación Superior: Pandemia COVID-19); e1388
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 14 n. 2 (2020): Janeiro - Junho (Tema: Ensino Superior: Pandemia COVID-19); e1388
2223-2516
10.19083/ridu
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1388/1131
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1388/1182
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1388/1252
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1388/1253
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1388/1337
Derechos de autor 2020 Paloma Valdivia Vizarreta
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/1485
2024-03-04T20:33:19Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Grimaldo Muchotrigo, Mirian
editorial
editorial
editorial
University teaching is often exercised from reflection. That is to say, to think of ourselves from the scientific debates about teaching in higher education and thus promote research. and thus promote research. In the Revista de Investigación en Docencia Universitaria (RIDU) we seek to share the studies of our collaborators and encourage the production of scientific knowledge in our readers. encourage the production of scientific knowledge in our readers. In this sense, and according to the JCR (Journal Citation Reports) ranking of the Web of Science Group (WoS) 2020, we are ranked first in Peru in the category of Education and 156th in the world (Scientific Journal of Communication and Education Comunicar, 2021). This recognition commits us to continue working and exploring the multiple paths of university teaching. the multiple paths of university teaching.
La docencia universitaria se ejerce muchas veces desde la reflexión. Es decir, pensarnos desde los debates científicos acerca de la enseñanza en la educación superior y de esa manera promover la investigación. En la Revista de Investigación en Docencia Universitaria (RIDU) buscamos compartir los estudios de nuestros colaboradores e incentivar la producción del conocimiento científico en nuestros lectores. En ese sentido, y de acuerdo al ranking JCR (Jorunal Citation Reports) de Web of Science Group (WoS) 2020, nos ubicamos en el primer lugar en Perú en la categoría de Educación y en la ubicación 156 en el mundo (Revista Científica de Comunicación y Educación Comunicar, 2021). Este reconocimiento nos compromete a seguir trabajando y a explorar en los múltiples caminos de la docencia universitaria.
O ensino universitário é freqüentemente exercido a partir da reflexão. Ou seja, pensar em nós mesmos a partir dos debates científicos sobre o ensino no ensino superior e assim promover a pesquisa. Na Revista de Investigación en Docencia Universitaria (RIDU) procuramos compartilhar os estudos de nossos colaboradores e incentivar a produção de conhecimento científico em nossos leitores. incentivar a produção de conhecimento científico em nossos leitores. Neste sentido, e de acordo com o ranking do JCR (Journal Citation Reports) do Web of Science Group (WoS) 2020, estamos em primeiro lugar no Peru na categoria de Educação e 156º no mundo (Scientific Journal of Communication and Education Comunicar, 2021). Este reconhecimento nos compromete a continuar trabalhando e explorando os múltiplos caminhos do ensino universitário. os múltiplos caminhos do ensino universitário.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2021-09-14
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
application/pdf
application/epub+zip
application/xml
text/html
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1485
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 15 No. 1 (2021): January - June; e1485
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 15 Núm. 1 (2021): enero - junio; e1485
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 15 n. 1 (2021): Janeiro - Junho; e1485
2223-2516
10.19083/ridu
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1485/1189
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1485/1366
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1485/1212
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1485/1272
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1485/1325
Derechos de autor 2021 Mirian Grimaldo Muchotrigo
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/1621
2024-03-04T20:30:09Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Acle Tomasini, Guadalupe
Editorial
Research in higher education
Editorial
Investigación en educación superior
Editorial
pesquisa em educação superior
The importance and interest of fostering an academic space that allows researchers and teachers to discuss the various challenges facing higher education and teachers of higher education to debate the various challenges facing university teaching and higher education is reflected in some of the articles in this issue. and higher education is reflected in some of the articles in this issue, which is precisely the result of the collaboration between the Revista Digital de Docencia Universitaria and the Mexican Network of Educational Research of the Mexican Network of Educational Research of the Mexican System of Research in Psychology.
La importancia y el interés de fomentar un espacio académico que permita a investigadores y docentes de educación superior llevar a cabo un debate acerca de los diversos retos que enfrenta la enseñanza universitaria y la educación superior se refleja en algunos de los artículos que conforman este número, en el que precisamente se logró la colaboración de la Revista Digital de Docencia Universitaria con la Red Mexicana de Investigación Educativa del Sistema Mexicano de Investigación en Psicología.
A importância e o interesse de promover um espaço acadêmico que permita a pesquisadores e professores debater os vários desafios enfrentados pelo ensino superior e professores do ensino superior para debater os vários desafios enfrentados pelo ensino universitário e pelo ensino superior está refletido em alguns dos artigos desta edição. e ensino superior está refletido em alguns dos artigos que compõem esta edição, A colaboração da Revista Digital de Docencia Universitaria com a Rede Mexicana de Pesquisa Educacional da Rede Mexicana de Pesquisa Educacional do Sistema Mexicano de Pesquisa em Psicologia.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2022-04-18
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
text/html
application/xml
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1621
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 16 No. 1 (2022): January - June; e1621
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 16 Núm. 1 (2022): enero - junio; e1621
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 16 n. 1 (2022): Janeiro - junho; e1621
2223-2516
spa
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1621/1451
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1621/1458
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1621/1465
Derechos de autor 2022 Guadalupe Acle Tomasini
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/1776
2024-03-04T20:27:24Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Osorio Guzmán, Maricela
Editorial
Editorial
Editorial
This monographic issue, Mental Health at University, is the result of the work elaborated by a group of specialists from public and private Higher Education Institutions in Argentina, Brazil, Colombia, Spain, Mexico and Peru.
They are works with different methodologies, but all of them underline the importance of retaking the student as an integral being, where not only the cognitive aspects traditionally emphasized in university education are highlighted, but also experiences of individual and social transformation, which entail the recognition of affective-emotional aspects; besides emphasizing the importance of designing curricular programs of studies that support, encourage and promote socioemotional learning.
Este número monográfico Salud mental en la universidad es el resultado del trabajo elaborado por un grupo de especialistas de Instituciones de Educación Superior públicas y privadas de Argentina, Brasil, Colombia, España, México y Perú.
Se trata de trabajos con diferentes metodologías, pero en todos ellos se subraya la importancia de retomar al estudiante como un ser integral, donde no solo se resalten los aspectos cognitivos tradicionalmente remarcados en la formación universitaria, si no experiencias de transformación individual y social, que conllevan el reconocimiento de aspectos afectivo-emocionales; además de remarcar la importancia de diseñar programas curriculares de estudios que sostengan, propicien y fomenten aprendizajes socioemocionales
Esta questão monográfica da Saúde Mental na Universidade é o resultado do trabalho de um grupo de especialistas de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas na Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México e Peru.
Estes trabalhos utilizam diferentes metodologias, mas todos eles sublinham a importância de considerar o estudante como um ser integral, onde não apenas os aspectos cognitivos tradicionalmente enfatizados na educação universitária são destacados, mas também experiências de transformação individual e social, que implicam o reconhecimento dos aspectos afetivo-emocionais; além de destacar a importância de elaborar programas de estudo curricular que apóiem, incentivem e promovam a aprendizagem sócio-emocional.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2023-01-15
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
application/xml
application/pdf
application/epub+zip
application/epub+zip
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1776
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 17 No. 1 (2023): January - June; e1776
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 17 Núm. 1 (2023): enero - junio; e1776
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 17 n. 1 (2023): Janeiro - Junho; e1776
2223-2516
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1776/1565
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1776/1615
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1776/1685
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1776/1596
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1776/1748
Derechos de autor 2023 Editor RIDU
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/1847
2024-03-04T20:26:38Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Merino-Soto, César
editorial
editorial
editorial
The content of the title of this special issue is sufficiently descriptive of what is expected: a content focus on educational and psychological assessment instrumentation and practices in the context of higher education. Psychoeducational assessment is generally understood as a comprehensive action focused on the specific context of education, with the ultimate goal of creating interventions matched to the needs of students (Isaacs et al., 2013). However, in the evaluation processes in higher education, aspects ranging from the admission process are also included, to continue with the student life cycle (Halpern & Butler, 2013). And thematically, educational assessment in general, and in higher education in particular, cannot be understood solely as a set of manuscripts for developing and adapting measures.
El contenido del título de este número especial es suficientemente descriptivo de lo que se espera: un enfoque de contenido en instrumentación y prácticas de evaluación educativa y psicológica en el contexto de la educación superior. La evaluación psicoeducativa generalmente es entendida como una acción integral enfocado en el contexto específico de la educación, con el fin último de crear intervenciones empatadas con las necesidades de los estudiantes (Isaacs et al., 2013). Sin embargo, en los procesos de evaluación en la educación superior, también se incluyen aspectos que van desde el proceso de admisión, para continuar con el ciclo de vida estudiantil (Halpern & Butler, 2013). Y temáticamente, la evaluación educativa en general, y en educación superior en particular, no puede entenderse únicamente como un conjunto de manuscritos de desarrollo y adaptación de medidas.
O conteúdo do título desta edição especial é suficientemente descritivo do que se espera: um foco de conteúdo em instrumentação e práticas de avaliação educacional e psicológica no contexto do ensino superior. A avaliação psicoeducacional é geralmente entendida como uma ação holística voltada para o contexto específico da educação, com o objetivo final de criar intervenções adequadas às necessidades dos alunos (Isaacs et al., 2013). Entretanto, os processos de avaliação no ensino superior também incluem aspectos que vão desde o processo de admissão até o ciclo de vida do aluno (Halpern & Butler, 2013). E, tematicamente, a avaliação educacional em geral, e no ensino superior em particular, não pode ser entendida apenas como um conjunto de manuscritos de desenvolvimento e adaptação de medidas.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2023-07-01
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
text/xml
application/pdf
application/epub+zip
application/epub+zip
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1847
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 17 No. 2 (2023): July - December; e1847
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 17 Núm. 2 (2023): julio - diciembre; e1847
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 17 n. 2 (2023): julho - dezembro; e1847
2223-2516
spa
eng
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1847/1622
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1847/1650
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1847/1670
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1847/1717
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1847/1710
Derechos de autor 2023 César Merino-Soto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
oai:ojs.revistas.upc.edu.pe:article/1934
2024-03-04T20:39:32Z
docencia:ED
driver
Editorial
Editorial
Editorial
Correa-Rojas, Jossue
editorial
editorial
editorial
The use of technologies has become important in different areas of life. Studies show the impact of technological development in higher education, becoming a tool that helps teaching and learning (Arellanos-Carrión, 2023; Nivela-Cornejo et al., 2021). In this regard, the Information System on Educational Trends in Latin America (SITEAL) (2022) issued a report mentioning that the region is implementing a process of integration of information and communication technologies (ICT) in the educational systems of each country, which evidences the impact of technologies in the educational sector.
El uso de las tecnologías ha adquirido importancia en diferentes ámbitos de la vida. Los estudios realizados evidencian el impacto del desarrollo tecnológico en la educación superior, convirtién- dose en una herramienta que ayuda a la enseñanza y el aprendizaje (Arellanos-Carrión, 2023; Nivela-Cornejo et al., 2021). En este sentido, el Sistema de Información de Tendencias Educativas en América Latina (SITEAL) (2022) emitió un informe en donde se menciona que en la región se está implementando un proceso de integración de tecnologías de la información y la comunica- ción (TIC) en los sistemas educativos de cada país, lo que evidencia el impacto de las tecnologías en el sector educativo.
O uso de tecnologias tornou-se importante em diferentes áreas da vida. Estudos mostram o impacto do desenvolvimento tecnológico no ensino superior, tornando-se uma ferramenta que auxilia o ensino e a aprendizagem (Arellanos-Carrión, 2023; Nivela-Cornejo et al., 2021). A esse respeito, o Sistema de Informação sobre Tendências Educacionais na América Latina (SITEAL) (2022) publicou um relatório no qual menciona que a região está implementando um processo de integração das tecnologias da informação e comunicação (TIC) nos sistemas educacionais de cada país, o que mostra o impacto das tecnologias no setor educacional.
Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas - UPC
2024-01-15
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
application/pdf
application/epub+zip
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1934
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Digital Journal of University Teaching Research]; Vol. 18 No. 1 (2024): January - June; e1934
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria; Vol. 18 Núm. 1 (2024): enero - junio; e1934
Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria [Revista Digital de Pesquisa em Docência Universitária]; v. 18 n. 1 (2024): Janeiro - Junho; e1934
2223-2516
spa
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1934/1770
https://revistas.upc.edu.pe/index.php/docencia/article/view/1934/1782
Derechos de autor 2024 Jossue Correa-Rojas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0